Ganhar um novo cliente custa 10x mais do que manter 1! Descobrir como fidelizar clientes no seu supermercado local é um grande desafio que muitos não estão ainda a dar a devida importância.
Nos tempos que correm, a publicidade da concorrência não pára de desafiar os nossos clientes. Já não basta ter os melhores produtos aos melhores preços! Temos de estar presentes onde os nossos clientes estão diariamente, saber ouvi-los, e garantir que a preferência continue sempre a ser a ida ao nosso estabelecimento.
Existem muitas técnicas que pode usar. Ficam, para já, aqui 4 que consideramos fundamentais:
- Disponibilize mais canais de comunicação
Claro está que o foco tem de ser manter os clientes dentro da loja, mas temos de perceber, de uma vez por todas, que os clientes passam muitas horas ligados à internet seja a fazer pesquisas, seja no email ou nas redes sociais.
É de vital importância que estejamos também online de forma a não sermos ultrapassados pela concorrência.
Crie a sua presença online! Se não quiser investir já na criação do seu website, não deixe de criar uma conta nas redes sociais. No mínimo, deverá estar presente no Facebook e no Instagram.
Idealmente, faça uma partilha diária de um produto ou de uma promoção que tenha. Deve também oferecer informação aos seus clientes sobre produtos ou dar dicas sobre a utilização dos mesmos. Não se esqueça depois de partilhar essas publicações em grupos de interesse da sua localidade. Esteja sempre atento aos comentários e responda.
Se puder, não hesite em contratar os serviços de uma agência de marketing digital caso não disponha de tempo ou conhecimentos suficientes para o fazer. A vantagem em contratar estes serviços especializados, é que estes profissionais ajudam a determinar as melhores formas de atingir (e definir) o seu público-alvo, ao mesmo tempo que se definem estratégias para captar novos clientes, sempre numa perspetiva de retorno do investimento.
- Dê formação qualificada a todos os seus colaboradores
Quem não gosta de ser bem atendido?! E aquele sítio onde costumávamos ir e, de repente, nunca mais lá pusemos os pés porque um funcionário nos respondeu torto ou não teve a devida paciência connosco?
Não desvalorize a formação profissional. Os próprios centros de formação do IEFP e muitas outras entidades, oferecem inúmeras formações e pequenos workshops (a maior parte gratuitos) na área do atendimento, que irão fazer toda a diferença na hora de atender até aquele cliente mais rabugento ou conflituoso. A médio-longo prazo irá ser reconhecido por este investimento quando vir o passa-palavra a funcionar e a trazer-lhe novos clientes referenciados.
- Crie programas para fidelizar clientes
O truque aqui é fazer com que o cliente se sinta valorizado e reconhecido. Existem muitas formas de o fazer, mas os cupões de desconto ou os cartões de pontos são sempre muito apreciados. Tenha como exemplo, os cartões das grandes cadeias de supermercados…
Pense em metas de consumos e, ao atingi-las, os clientes recebem, por exemplo, um cabaz ou um produto e que a si não represente um grande investimento – negocie eventualmente com o seu fornecedor.
Os clientes vão sentir-se recompensados pela lealdade demonstrada e vão sentir que você teve aquela atenção em reconhece-lo. Estes programas de fidelização são particularmente eficazes em datas comemorativas como o Natal e Páscoa.
- Invista no seu ERP (programa de faturação)
A regra máxima do seu negócio deverá ser sempre avaliar o retorno do investimento de todas as suas ações e estratégias (quer de compras, quer de vendas e marketing). Para isto, tem de ter um programa que lhe permita, da forma mais automática possível, avaliar os resultados.
Pensando apenas em termos de marketing e, particularmente, na fidelização de clientes, é importante tentar registar o máximo de informação possível dos seus clientes. Registe as compras e o programa irá dizer-lhe facilmente que produtos têm mais retorno, quais são os gostos e preferências dos seus clientes, assim como outras informações que lhe vão permitir comunicar com estes de forma segmentada.
No final, tudo irá resultar em clientes mais assíduos e imunizados às ações da sua concorrência.
Bons negócios!